Denervação Facetária

Tudo sobre
Denervação Facetária

O que é a Denervação Facetária
e outras informações relevantes.

Agende sua Consulta


Ligue para nós
(11) 2985-0211
Envie um WhatsApp
(11) 93270-0211
Envie um E-mail
atendimento@hspcenter.com.br

O QUE É A
DENERVAÇÃO FACETÁRIA?

A denervação facetária é um procedimento médico usado para tratar dores na coluna. É um tratamento percutâneo, ou seja, o médico faz uma punção na pele para acessar a região onde precisa intervir. Também é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, que dispensa uma abordagem com bisturi, por exemplo, como nas chamadas cirurgias abertas.

A denervação facetária também é chamada de rizotomia ou denervação zigoapofisária. Sua utilidade é aliviar dores lombares decorrentes da degeneração das facetas articulares, que se situam na parte posterior da coluna vertebral.

O método, em si, é bastante simples: os nervos que trazem dor ao paciente são eliminados com agulhas e um equipamento que emite calor e pulsos elétricos. Ou seja, uma pequena lesão térmica é provocada no nervo que causou a inervação da articulação.

Outra possibilidade é a denervação ou rizotomia química, com medicação. Porém nesse método, a duração da melhora dos sintomas é mais curta.

Mais informações sobre a Denervação Facetária?
Agende uma Consulta!

Ligue Para Nós
(11) 2985-0211
Envie um WhatsApp
(11) 93270-0211
Envie um Email
atendimento@hspcenter.com.br
Venha Conhecer
Rua Barata Ribeiro, 176, Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000, Brasil

Quando é
Indicada


A rizotomia é indicada quando há dor de origem facetária, articular, na coluna. O procedimento é feito para conter a evolução para um quadro de deterioração severa ou a degeneração por alterações na cartilagem articular originadas, principalmente, por sobrecarga na articulação. Também há risco de evolução para uma artrose.

A lesão térmica do nervo é realizada com a emissão de ondas de calor em pulsos, um mecanismo conhecido como radiofrequência. Em alguns casos, é possível que o médico utilize agentes químicos para provocar a lesão.

A denervação facetária tem bastante credibilidade no meio e vários estudos que comprovam sua efetividade. Esses estudos também passaram por revisões sistemáticas confirmando que a denervação facetária por radiofrequência é efetiva.
Share by: