Escoliose do Adulto

Tudo sobre
Escoliose do Adulto

O que é a Escoliose, quais são os sintomas, tratamentos
e outras informações relevantes sobre a Escoliose do Adulto.

Agende sua Consulta


Ligue para nós
(11) 2985-0211
Envie um WhatsApp
(11) 93270-0211
Envie um E-mail
atendimento@hspcenter.com.br

O QUE É A
ESCOLIOSE DO ADULTO?

A Coluna vertebral não é completamente reta e possui curvas naturais. Tais curvas são responsáveis por modelar os ombros e manter a região lombar levemente curvada para dentro. 

No entanto, algumas pessoas apresentam curvaturas em formato de “C” e “S” na coluna, ou seja, curvas laterais na coluna. Tal alteração é conhecida como “escoliose” e é possível que, em alguns casos, determinados ossos da coluna (vértebras) de um paciente com escoliose apresentem-se levemente rotados, causando assimetria dos ombros e/ou da cintura.

O QUE É A
ESCOLIOSE?

A escoliose, quase sempre, aparece na infância ou adolescência. Se o problema começa ou é descoberto após a puberdade - quando o crescimento esquelético foi concluído - temos a escoliose do adulto.

A escoliose é uma curvatura atípica na coluna vertebral. A coluna vertebral tem sua curvatura fisiológica para frente e para trás, mas, quando a pessoa apresenta a escoliose, a coluna vertebral desvia para o lado, um desvio lateral e patológico. Essas curvas podem ser leves, de até 10º, ou mais grave.

Na maioria dos casos, apenas acompanhamento médico e exercícios de fortalecimento são o suficiente. Nos adultos, o grau da curva vertebral e os sintomas determinam o tratamento, que é aplicado para aliviar os sintomas, principalmente diminuir a dor, e melhorar a função.

Mais informações sobre a Escoliose do Adulto?
Agende uma Consulta!

Ligue Para Nós
(11) 2985-0211
Envie um WhatsApp
(11) 93270-0211
Envie um Email
atendimento@hspcenter.com.br
Venha Conhecer
Rua Barata Ribeiro, 176, Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000, Brasil

Sintomas e Sinais da
Escoliose do Adulto


  • Na escoliose do adulto, os principais sinais e sintomas são: 
  • Dor nas pernas;
  • Dificuldade em caminhar
  • Desvio lateral de tronco
  • Desvio para a frente do tronco
  • Dormência nas pernas
  • Fraqueza se houver compressão sobre os nervos da coluna lombar. 
Em alguns casos, também podem ocorrer alterações no corpo, como perda de altura, ou um desalinhamento na pelve e no quadril.

Tratamentos para
Escoliose do Adulto


O tratamento conservador é aplicado na maioria dos casos sem necessidade de intervenção cirúrgica. O paciente precisa visitar o médico com regularidade, tomar medicação quando necessário e fazer exercícios orientados para fortalecer o CORE (musculatura ao redor da coluna).

Na maioria dos casos, o médico vai recomendar fisioterapia para alívio da dor e exercícios físicos para o fortalecimento da coluna.

Quando não há melhora da dor com os medicamentos, nem com a fisioterapia, o médico pode recomendar bloqueios peridurais ou até o bloqueio do nervo para um alívio mais eficaz, assim como rizotomia ou denervação facetária ou do nervo.

A cirurgia também pode ser necessária em alguns pacientes com escoliose de adulto grave, e sem melhora com os tratamentos conservadores.
Share by: